terça-feira, 3 de dezembro de 2019

A Guerra do Pacífico/ Hiroshima e Nagasaki - TIAGO JOSÉ DA SILVA


             
O ataque a Pearl Harbor em dezembro de 1941 marcou a entrada dos Estados Unidos e do Japão na Segunda Guerra e deu início oficialmente a Guerra do Pacífico, uma de suas frentes da batalha mais importantes. Além da frente do Pacífico, os EUA também se engajaram no apoio aos seus aliados europeus contra os nazistas, o que demandou o investigamento em novas armas e estratégias em combate.
Após sucessivas investidas feitas de ambos os lados, as vitórias americanas, como na Batalha de Midway, em junho de 1942, deixaram claro a superioridade militar dos EUA, e colocaram em posição vantagem na Guerra.

                  O Projeto Manhattan
             

Ainda antes de entrar oficialmente na guerra em 1939 os EUA passaram a investir na pesquisa e construção desse novo tipo de arma um grupo de cientistas e Engenheiros liderados pelo exército americano foi reunido e deu início ao projeto Manhattan contando com o apoio de Canadá e Inglaterra
 Com a entrada dos Estados Unidos na segunda guerra em 1941 e as informações colhidas pelo sistema de espionagem de que a Alemanha também estaria tentando produzir uma bomba atômica.Depois do final da Guerra o Projeto Manhattan prosseguiu até 1947 quando foi substituído pela Comissão de Energia Atômica

                 Hiroshima e Nagasaki
               

Hiroshima hoje em dia
Durante a Conferência de Potsdam que reuniu os aliados em Berlim entre julho e agosto de 1945 foram apresentados os termos De rendição do Japão. Algumas cidades japonesas foram selecionadas como alvos potenciais dentre as quais Hiroshima e Nagasaki duas grandes cidades que permaneciam até então relativamente fora dos Bombardeios americanos.
  No dia 6 de Agosto de 1945 o Presidente Americano Harry Truman da ordem para o primeiro ataque nuclear.
   A bomba batizada de Little Boy foi lançada sobre o primeiro alvo Hiroshima ainda durante a manhã. Estima-se que 80 mil pessoas morreram e mediatamente após explosão e mais dezenas de milhares ficaram gravemente feridas.
   A cidade de Hiroshima ficou praticamente destruída apesar de toda a destruição causada o exército japonês acreditando que ainda poderiam resistir e que os americanos não teriam outra bomba atômica três dias depois em 9 de agosto de EUA lançaram novo ataque dessa vez sobre Nagasaki a bomba Fat Man teve seus efeitos reduzidos pela formação geográfica de Nagasaki cercada por montanhas.

            As Consequências
                 

Nagasaki hoje em dia
Ainda que a justificativa oficial dos EUA tem sido de que o lançamento das bombas atômicas tinham por objetivo acelerar a rendição ao Japão e evitar ainda mais mortes foi estendido como uma mostra de seu poder Militar da União Soviética.
  No contexto da guerra fria houve a intensificação nos dois países dos investimentos em tecnologia nuclear esse processo ficou conhecido como "Corrida Armamentista" e tinha por objetivo desenvolver armas que intimidassem a potência rival.
  Em 1949 a URSS desenvolve sua primeira bomba atômica e o mundo passa a viver sobre a constante ameaça de uma guerra nuclear.


TEXTO: TIAGO JOSÉ DA SILVA , aluno do 9º ano da Escola Estadual Doutor Anísio José Moreira



Projeto mestre na História tem o intuito de criar e disponibilizar diferentes conteúdos ligados a disciplina de História. 

Mentora do projeto - Professora  Aline marques de Oliveira 

Esse projeto tem parceria com com o Programa União faz a Vida - PUFV

Um comentário: