quarta-feira, 27 de novembro de 2019

GUERRA FRIA: CORRIDA ESPACIAL. - Matheus Henrique Berto


Após a segunda guerra mundial (1939-1945) iniciou-se a guerra fria, que foi uma guerra ideológica entre os Estados Unidos (capitalista) e a União soviética (socialista). Durou de 1945 a 1991, com o fim da União soviética.

Além da corrida armamentista e outros conflitos indiretos entre os países, neste meio tempo ouve também a corrida espacial. Que tinha como objetivo de desenvolver tecnologias que pudessem levar o homem à lua, ou algo superior a isto. Nisso a União soviética já estava se preparando para lançar o primeiro satélite em orbita da terra, o Sputnik l, ele tinha um formato esférico, em volta dele tinha quatro antenas. Os Estados Unidos encararam isso como um desafio. Então, logo começou com as operações espaciais. Depois de três meses os EUA lançaram o explorador l. Enquanto isso os soviéticos pensam em mandar seres humanos para o espaço, mas antes lançam animais, como a cachorrinha Laika e alguns outros insetos, para ver se tinha possibilidade de que seres vivos conseguisse viver lá. Portanto obtiveram um resultado positivo e se prepararam para lançar um foguete ao espaço. Desse modo Yuri Gagarim foi o primeiro homem a ver que realmente a terra é azul, ele foi na nave chamada Vostok. 

Em 1971 e 1972, a URSS ainda mandaram sondas para marte e vênus. Os Americanos até tentavam lançar foguetes e sondas, mas na hora da decolagem eles explodiam. No entanto, os EUA se sentiam envergonhados por não estarem na liderança, então Jhon kennedy, o presidente daquela época, anunciou que eles seriam os primeiros a levar o homem para a lua. Pois então, trabalharam a todo vapor para construir uma nave, que pudesse levar e trazer os astronautas. Antes do lançamento do foguete para a lua, os Norte americanos mandaram a nave friendship 7, com o primeiro estadunidense no espaço em orbita terrestre, e mandaram também sondas para a lua, para que pudessem estudar melhor, como, e na onde poderiam aterrissar. Só em julho de 1969, com muito esforço e tecnologia, os Estados Unidos finalmente conseguem levar Neil Armstrong e seus acompanhantes: Buzz Aldrin e Michael Collins. O pouso dos tripulantes na lua, foi transmitido para mais de 450mil pessoas do mundo.                                    Os Americanos passaram a comemorar nas ruas estadunidenses, por terem vencido a grande corrida espacial. É considerado o fim, a chegada do homem à lua e a missão conjunta, realizada por americanos e soviéticos em 1975. Na ocasião de “trabalharem juntos”, onde se deu início a cooperação cientifica.

TEXTO: Matheus Henrique Berto, aluno do 9º ano da Escola Estadual Doutor Anísio José Moreira.

 Na imagem acima os astronautas: Neil Armstrong/ Michael Collins/ Buzz Aldrin


Yuri Gagarin




Satélite Sputnik


Cachorrinha Laika


                       Chegada do homem na lua.   


Projeto mestre na História tem o intuito de criar e disponibilizar diferentes conteúdos ligados a disciplina de História. 
Mentora do projeto - Professora  Aline marques de Oliveira 

Esse projeto tem parceria com com o Programa União faz a Vida - PUFV

                                                                                     







                                                                                     

2 comentários: