Você sabia que o Brasil já teve um presidente negro ? A maioria dos brasileiros não sabem que o nosso país já teve um presidente afrodescendente no início do século XX. Nilo Procópio Peçanha foi presidente durante o período de 14 de Junho de 1909 à 15 de Novembro de 1910.
Nilo Peçanha nasceu no estado do Rio de Janeiro em 1867 era de origem muito humilde, estudou no Recife e trabalhou como jornalista e advogado, foi deputado federal e governador pelo estado do Rio, fundou o partido fluminense 1888. Em 1906 se candidatou ao cargo de vice-presidente do Brasil e assumiu a presidência depois a morte do mineiro Afonso Pena.
Quando assumiu o cargo prometeu um mandato baseado na Paz e amor, o Brasil passava por um momento de turbulências e grandes rivalidades na politica do café com leite, Nilo deu continuidade as ideias do seu antecessor Afonso Pena, Nilo era um presidente popular e que sempre estava no meio da população, inclusive alguns historiadores apontam que ele seria um dos primeiros políticos populistas do Brasil, com o fim do mandato viajou para Europa onde ficou por um período afastado da política brasileira, voltando ao Brasil foi candidato novamente a presidência em 1922 mas não foi eleito.
Nilo Peçanha morreu em 31 de Março de 1924 e foi um dos grandes políticos cariocas do início do século XX, lutou contra o preconceito racial que era enorme naquela época, conquistou seu lugar na política a partir de muita luta, veio de família humilde e nasceu quando ainda existia escravidão no Brasil, e até hoje é o único presidente negro do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário