quinta-feira, 12 de setembro de 2019

A Reforma Protestante de Matinho Lutero

O que foi a reforma protestante ?


A Reforma foi um movimento europeu de criação de novas igrejas e credos religiosos, em oposição aos dogmas católicos.
Já a Contrarreforma foi a resposta da Igreja Católica contra estes movimentos, que ameaçavam diminuir seu número de fiéis, sua influência política e, principalmente, sua riqueza.
Em cada país, a disputa entre Reforma e Contrarreforma aconteceu de forma diferente e em algumas regiões, como em Roma, sede da Igreja Católica Apostólica, sequer houve um movimento importante de Reforma.
Enquanto em lugares como Inglaterra, Suíça, e, principalmente, no Sacro Império Romano-Germânico (a Alemanha como conhecemos hoje, não existia ainda), tivemos os principais movimentos reformistas.
Sendo assim, precisamos separar os acontecimentos nestas três regiões, para que tudo fique claro sobre as principais reformas religiosas.
Resultado de imagem para reforma protestante

Quais as causas que levaram a essa reforma ?

Os primeiros pontos que precisamos destacar são os motivos para que tantos religiosos europeus quisessem reformar a Igreja, porque é isso que explica o que foi a Reforma Protestante.
Por volta do século XV (anos 1400), com o desenvolvimento das grandes navegações e o renascimento comercial, começou a se estabelecer uma nova classe social, que enriquecia nestas novas atividades.
Esta classe, chamada de burguesia, incluía banqueiros e grandes comerciantes. Ao enriquecer, se colocavam contra a Igreja Católica por alguns motivos principais:
  • Pecado da usura: para o catolicismo, o enriquecimento era pecado, mas a própria Igreja possuía terras e, principalmente, enriquecia cobrando indulgências (doações como forma de se redimir dos pecados).
  • O crescimento do pensamento científico: conforme o conhecimento científico se desenvolvia, as sociedades europeias passavam a discutir os fundamentos da própria fé, procurando novas formas de se relacionar com a ideia de Deus.
  • A influência política da Igreja Católica: o catolicismo dominou a Europa durante toda a Idade Média, tendo muita influência sobre a organização política e social das nações. As reformas religiosas pretendiam alterar este quadro.
Por outro lado, cada um dos Estados principais teve particularidades em seu movimento de reforma. Vejamos quais foram.

Quem foi Martinho Lutero ?

Resultado de imagem para reforma protestante
Nascido em 10 de novembro de 1483, na cidade alemã de Eisleben, Martinho Lutero era filho de camponeses católicos. Muito comum na época, passou por uma infância de disciplina rígida, aprendendo a rezar para santos e reverenciar a figura do Papa e da Igreja.
Quando tinha 22 anos, Lutero quase foi atingido por um raio. Rezou e prometeu que se saísse vivo da situação dedicaria o resto de sua vida à igreja. Como sobreviveu, tornou-se um monge. Estudou Direito, Artes, Línguas, Teologia e Filosofia na Universidade de Erfurt.
Tornou-se um sacerdote no Convento dos Eremitas Agostinianos e Erfurt, já no ano de 1507, logo após o incidente com a tempestade de raios. Suas ideias questionadoras e polêmicas, além de sua doutrina de “salvação pela fé”, fizeram Lutero ser excomungado da Igreja no ano de 1521.
Como professor de Filosofia, lecionou na Universidade de Wittenberg. Em 1525 casou-se com a monja Katharina Von Bora, tendo seis filhos como fruto da relação. Lutero faleceu em Eisleben, sua cidade natal, em 18 de fevereiro de 1546. Na época, com 63 anos, foi vítima de um derrame cerebral.
doutrina luterana de salvação pela fé foi taxada de desafiadora pela Igreja Católica, pois abordava temas que deveriam se restringir apenas ao papado. Entretanto, suas ideias foram largamente espalhadas, sendo levadas adiante até a criação das primeiras igrejas luteranas, décadas depois.
Apesar das consequências de seus questionamentos, a ideia inicial de Lutero nunca foi dividir os cristãos. Entretanto, após a publicação das 95 teses, essa divisão foi inevitável. Buscando o livre acesso às Escrituras que, até o momento, só existiam em latim, Lutero traduziu a Bíblia para o alemão, popularizando e liberando um conhecimento que se restringia apenas ao clero.
Com o crescente número de leitores da Bíblia, a quantidade de seguidores de Lutero aumentou consideravelmente, sendo que vários radicais ganharam espaço. Dessa forma, Lutero precisou até mesmo ser protegido durante 25 anos de sua vida.
Foi o responsável pela criação e organização de diversas comunidades evangélicas, percebendo então que seu pensamento conduziu à divisão entre católicos e protestantes que existe até os dias de hoje.
As 95 teses de Lutero 
As 95 Teses de Martinho Lutero constituíam um documento que Lutero afixou na porta da igreja de Wittemberg, no dia 31 de outubro de 1517. Este foi o marco inicial do que conhecemos hoje como a Reforma Protestante.
Lutero questionava o abuso de autoridade do Papa e apresentava várias críticas à Igreja Católica. Propunha, entre diversas outras demandas, a revisão das ações da Igreja, principalmente no que dizia respeito ao comércio de Indulgências.
Martinho Lutero foi uma figura importantíssima para a organização cultural e religiosa que experimentamos até os dias de hoje. Seus questionamentos à Igreja Católica mudaram não apenas a maneira como as pessoas enxergavam a fé cristã, mas foram as bases para a criação e o desenvolvimento de diversas outras vertentes do cristianismo, mudando os rumos da História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário